Início ATIVIDADES O que você faria se NÃO pudesse sentir o GOSTO?

O que você faria se NÃO pudesse sentir o GOSTO?

1343
Compartilhe

O gosto de quê? Você deve estar se perguntando. O gosto de uma maça do amor, de uma coxinha com catupiry ou aquele delicioso chocolate que derrete na boca. O que seria das nossas vidas se não pudéssemos sentir o gosto dos alimentos? Um dos prazeres mais apreciados pelos seres humanos. Pois é, existem pessoas que são privadas do sentido do paladar. E você, o que faria?

Angelina Jolie comendo morango
O sentido do paladar demonstrado por Angelina Jolie. Foto: Reprodução

Seria mais ou menos como degustar uma comida sem sal ou açúcar, sem gosto de nada. Beber um suco de frutas ou tomar uma cerveja gelada e não sentir o sabor de nenhum deles. Você tomaria um suco com a sensação de estar bebendo apenas água. Já imaginou isso? Continuaríamos tendo fome, mas será que teríamos vontade de comer?

Já sabemos que as papilas gustatórias da língua são responsáveis por identificar as quatro sensações gustativas básicas, como o doce, salgado, azedo e amargo. O restante do trabalho é todo feito pela mucosa olfatória. E como os dois sentidos estão intimamente conectados, quem tem perda de paladar também terá perda olfativa, e vice-versa.

Alguns dos problemas mais comuns com o paladar são a disgeusia (sensação de um gosto ruim persistente) e a hipogeusia (redução da sensação do paladar), que podem ser ocasionados por uso de alguns remédios, cigarros, resfriados, gripes, rinossinusites, ou pelo envelhecimento. Mas quando acontece algo que ocasiona a perda total do paladar, esse distúrbio recebe o nome de Ageusia.

No 1º artigo da série sobre a ausência do olfato eu havia dito que fiquei internado por três meses numa UTI, precisei fazer uma traqueostomia e usar ventilação mecânica durante toda internação. Nesse período, como eu estava muito debilitado e não tinha forças para me alimentar sozinho, também utilizei uma sonda nasoenteral. Quando se usa uma Sonda Nasoenteral (SNZ), o alimento não passa pela boca. Ele é levado diretamente ao duodeno (um tubo que liga o estômago ao intestino delgado) por meio de uma sonda que entra pelo nariz. Desta forma, não conseguimos sentir o gosto de nada, e nem seria bom. Afinal, a dieta industrial não tem um gosto agradável. Eu parecia uma grávida cheia de desejos. Sonhava em comer um pastel, tomar iogurte, etc. Certa vez tive um delírio, e pedi a meu irmão que derretesse uma barra de chocolate e injetasse via SNZ. Loucuras á parte, é extremamente ruim não poder sentir o gosto dos alimentos.

Como já é de praxe, vamos ao nosso pequeno teste? Este vai ser apenas uma observação de algo que você já deve ter vivido. Lembra quando você ficava gripado, com febre e aquele corpo mole? A vontade de comer diminui, mas você precisa se alimentar bem e beber muita água para fortalecer seu sistema imunológico. Nesses casos, o alimento parece sem gosto. Não é? Isso acontece porque a sensibilidade olfativa diminui e o paladar sozinho não consegue identificar o que você comeu. Tenho a leve impressão de que ninguém vai querer fazer esse teste ou lembrar-se dele (risos).

E aí, já sabe o que você faria se não pudesse sentir o GOSTO dos alimentos?