Início AUDIÇÃO Música As Melhores Músicas de 2013

As Melhores Músicas de 2013

306

Mais uma vez, vamos finalizar o ano ouvindo música. A única diferença em relação a lista que fiz ano passado, é que agora vou apresentar somente a minha seleção pessoal das melhores músicas de 2013. E não, só porque a Miley Cyrus ficou nua no clipe da música “Wrecking Ball” e arrebatou milhões de views no YouTube não é motivo para ela entrar na minha lista. Nem adianta procurar, pois você não vai encontrá-la por aqui.

Melhores músicas de 2013.
Papel de parede com temática musical.

Apesar de não ter a Miley, o Bieber e a nossa querida Anitta. Aqui você vai encontrar muito mais diversão. Então, se segura na cadeira porque só tem música boa. Confere aí!

01. Ivo Mozart – Anjos de Plantão (part. Doncesão)
(Composição: Ivo Mozart / Gee Rocha / Doncesão)

Mais uma linda canção interpretada pelo Ivo, que também é compositor do hit Vagalumes. Essa nova música tem um ar mágico, é simples, e detêm uma mensagem que dialoga diretamente com a alma das pessoas. Sem falar no vídeo dirigido pelo Kent, que casou perfeitamente com a ideia geral da canção. É pra começar o ano novo na paz, por que “agradecer também faz parte da oração…”

02. Bruno Mars – When I Was Your Man
(Composição: Andrew Wyatt / Bruno Mars / Philip Lawrence / Ari Levine)

Num vídeo simples, com um ar meio retrô e mais… Nada! Nada para atrapalhar toda magnitude dessa música e a interpretação magistral de Bruno Mars. Considerado um dos mais versáteis e completos artistas de música pop da atualidade, Mars assina mais um super single do fodástico álbum Unorthodox Jukebox. Maravilhoso!

03. Thiago Pethit – MOON
(Composição: Thiago Pethit)

Essa é uma música bem gostosa de ouvir, letra curtinha e refrão viciante. Daquelas que dá vontade de sair rodopiando e repetindo o refrão em um loop infinito. O vídeo dirigido pelo cineasta Heitor Dhalia também é sensacional e contém cenas de nudez, por isso só pode ser acessado se você estiver logado em sua conta Google e for maior de 18. Divirta-se!

04. Joss Stone – The Love We Had (Stays On My Mind)
(Composição: Terry Callier / Larry Wade)

Puta que pariu, essa música é du Karalho! Me perdoem os palavrões, mas a Joss é de outro mundo. Realmente, ela é a diva da Soul Music e sua voz tem um encanto todo especial. Me faltam adjetivos para qualificar positivamente o álbum The Soul Sessions Vol. 2, seu trabalho mais recente. Então, curte a música e ponto inicial.

05. Jau – Viral (part. Saulo)
(Composição: Jauperi)

Viraaal, com Jaaau… Guitarra, barro preto, sem preconceito! Direto da Bahia de Todos os Santos, Mestre Jau e o grande Saulo entoam quase um mantra. E esse é mais um clipe com direção e bela fotografia do Rafael Kent. Aperta o play!

06. Avicii – Wake Me Up
(Composição: Tim Bergling / Aloe Blacc / Mike Einziger)

Tim Bergling é um DJ e produtor musical sueco, também conhecido como Avicii (estilizado com o símbolo ◢◤, que representa as letras ‘A’ e ‘V’). Simbologias a parte, o som do cara contagiou milhares de pessoas pelo mundo, inclusive eu. Nesta canção, Avicii mistura suas batidas eletrônicas com uma pegada country deliciosa, e ainda conta com a participação vocal do cantor Aloe Blacc.

07. Thaís Gulin – Cinema Big Butts
(Composição original “Cinema Americano”, de Rodrigo Bittencourt e “Baby Got Back”, de Sir Mix-a-Lot)

Essa música é maravilhosa e a interpretação da Thaís Gulin, melhor ainda. A performance dela no clipe também me surpreendeu bastante. É tudo muito bonito e bem feito. Fotografia, conceito, edição, enquadramento e a forma como a música foi trabalhada pela Thaís e seus parceiros é admirável.

08. Jake Bugg – Seen It All
(Composição: Jake Bugg / Iain Archer)

Tô viciado nessa música. Toda vez que escuto, imagino que estou numa perseguição maluca correndo de bicicleta atrás de um anão que roubou o último pedaço do meu bolo (risos). É uma canção simples, direta, e tem uma sonoridade indie rock empolgante. Se liga no som do inglês Jake Bugg…

09. Banda EVA – Simplesmente
(Composição: Rubem Tavares)

Esse clipe é sensacional. Os caras da REC Filmes conseguiram captar imagens belíssimas do cotidiano da cidade de Salvador e o novo cantor do EVA, Felipe Pezzoni, mandou bem na interpretação desta linda música. Espero que Pezzoni consiga manter uma linha mais Pop em sua passagem pela banda. Boa sorte!

10. Lily Allen – Hard Out Here
(Composição: Lily Allen / Greg Kurstin)

Após 3 anos sem lançar novas músicas, Lily voltou com tudo. Em meio a desilusões com o showbiz, ela foi aprendendo a separar o joio do trigo. Adorei seu novo single e as críticas que ela faz aos “famosos estéreis cheios de botox”, como se refere. Também não faltam críticas ao machismo velado. No refrão desta música, ela diz algo como: “Se eu digo sobre minha vida sexual, você me chama de puta. Mas se um homem diz sobre as putas dele, não tem problema”. Segura essa!

11. Selvagens á Procura de Lei – Brasileiro
(Composição: Selvagens á Procura de Lei)

Os caras vieram da cidade de Fortaleza, no Ceará. Ousaram fazer um som diferente do que normalmente emerge na cena local, e deu muito certo. O single “Brasileiro” tem uma letra forte e muito consistente. Daquelas que remetem as grandes do rock brasileiro. Num dos trechos eles criticam o mainstream atual: “Música não pra cabeça, mas feita pro pé”. Vida longa ao bom e novo rock brasileiro!

12. Passenger – Holes
(Composição: Mike Rosenberg)

Após o mega sucesso de “Let Her Go” no ano passado, o Passenger emplaca mais uma linda canção. O que começou como uma banda britânica, agora segue como sendo o projeto solo do cantor e compositor Mike Rosenberg. Ah, ele já fez até um dueto com meu brother Ed Sheeran. Se liga aí…

13. CPM 22 – Perdas
(Composição: Ricardo Galano / Badauí)

Quanto tempo eu esperava por um álbum acústico do CPM. Até pensei que nunca ia rolar, mas enfim aconteceu! Quem conhece o som dos caras desde os primórdios vai adorar o novo disco. Confere aí a primeira das quatro inéditas. Ah, e o trecho que eu mais gosto nesta canção é esse aqui: “Só o que me deixa puto é não ter tido tempo pra dizer tudo pra você.”

14. Alicia Keys – Fire We Make (feat. Maxwell)
(Composição: Alicia Keys / Andrew Wansel / Warren Felder / Gary Clark, Jr.)

A voz da Alicia é pura sedução e sua postura como artista me encanta desde 2001, quando ela lançou seu primeiro álbum e a canção “Fallin’” explodiu mundo a fora. Um R&B-soul da melhor qualidade! Hoje em dia, ela continua esbanjando seu charme e talento musical. Seu último álbum produziu singles avassaladores e “Fire We Make” é um deles. Uma balada romântica ao melhor estilo Alicia de ser. Da calor só de ouvir!

15. Saulo – Raiz de Todo Bem
(Composição: Saulo Fernandes)

Esse ano voltei as raízes. Minha terra gritou mais forte e vem revitalizando a sua música, re-imprimindo a qualidade de seus ancestrais. Fecho minha seleção do ano com a música de Saulo. Um cara que é muito mais do que apenas carnaval. Sua música pop reggae é cheia de axé, e grita pro mundo: “Salvador, meu amor! A raiz de todo bem. De tanta fé, do canto candomblé.”

Novamente encerro as atividades do ano e desejo muito mais realizações pela frente.
Toda vibração positiva, e que venha um Feliz 2014!